domingo, 11 de abril de 2010

Um Centro Acadêmico só nosso

Há pouco mais de um mês, iniciou-se uma campanha para criação de um Centro Acadêmico que integra-se todo o curso de Comunicação.

Este processo, porém, se arrastou por mais de um mês sem uma medida prática efetiva. O ponto chave de qualquer órgão representativo, ainda, é a adesão em massa e apoio integral de seus representados.

Nessa tentativa de instalação deste CA de Comunicação, porém, não teve esta legitimidade pela grande adesão dos alunos.

Isto porque os três cursos que englobam este espaço, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e nós, Jornalismo, reúne mais de 550 estudantes. As reuniões tinham número máximo, e ainda assim variável, de menos de 20 pessoas.

Neste contexto, os alunos de Jornalismo começaram a perceber que, dado o desinteresse dos outros cursos, teriam de carregar consigo o peso de representar outros dois colegiados inteiros. Outro argumento apresentado foi o de que os três cursos rumam com objetivos diferentes, principalmente no que concerne ao mercado profissional de trabalho.

Realmente, levou-se em consideração uma possível 'força maior' com os três grupos integrados. Mas a adesão foi tão baixa, que ficou perceptível que cada colegiado teria maior expressividade, principalmente perante sua coordenação, tendo seu próprio CA fortificado.

Na quinta-feira, 08 de abril, um jornal distribuido pelo Diretorio Central dos Estudantes veículou a informação de que o CA de Comunicação teria sido fundado. A notícia revoltou diversos alunos, que garantiram não ter participado da reunião de fundação. A falta de informações publicas no processo também foi motivo que gerou polêmica e descontentamento nas salas de aula do curso de Jornalismo. Até agora, ninguém assumiu a autoria pela reportagem.

Vale lembrar que a Universidade de Sorocaba já teve um Centro Academico de Comunicação, com registro e estatuto aprovado, inclusive. Por alguns motivos, inclusive estes aqui descritos, o órgão não teve sucesso e foi desativado... Não vamos nós repertir o mesmo erro.

Comissão Pró CA

Nenhum comentário:

Postar um comentário